Por que e como fazer a calagem do solo para soja?
Quando e como fazer calagem do solo?
A primeira coisa a ser feita é a análise do solo para verificar se a calagem deve ser implementada. Essa avaliação permite que você acompanhe a fertilidade da terra e saiba quais nutrientes estão em excesso e prejudicando a produção.
Depois da análise feita e com os resultados apontando para a realização da calagem, a recomendação da Embrapa é que a aplicação e a incorporação do calcário sejam feitas com antecedência de, ao menos, três meses da instalação da lavoura de soja.
Esse é considerado o tempo mínimo para que o solo consiga se regenerar e esteja propício para o desenvolvimento da cultura. Detalhe importante: a presença de água é fundamental para o sucesso da técnica.
Para que o calcário atinja o seu potencial de ação máximo, precisa ser incorporado ao solo até 20 cm de profundidade. Segundo a Embrapa, doses de até 5 toneladas por hectare devem ser aplicadas antes da aração. Acima dessa quantidade, recomenda-se o uso de metade da dose antes da aração e a outra metade antes da gradagem. A má distribuição e incorporação do corretivo pode causar deficiência de manganês, resultando em queda de produtividade.
Calagem do solo em semeadura direta
Mas como fazer calagem em plantio direto se a aração e a gradagem estão fora de questão? A aplicação de calcário deve ocorrer, preferencialmente, antes de iniciar o sistema de semeadura direta.
Após a implantação da semeadura direta, será preciso fazer a correção da acidez com mais frequência — geralmente, uma vez por ano ou a cada dois anos —, mas utilizando quantidades menores de calcário.
Antes de refazer a calagem nesse sistema de plantio, realize a análise do solo na profundidade de 20 centímetros e aplique um terço da quantidade necessária de calcário. Se os resultados de laboratório indicarem 3 toneladas por hectare, utilize 1 tonelada.
Você vai aplicar menos calcário porque o plantio direto conserva a matéria orgânica do solo e retarda a acidificação do terreno.
Envie seu comentário e publicaremos em breve
O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *