google-site-verification=v36pZOsNQSDACoZ634sQgQi30QVRhPyJy0HrhoxIUmM Como fazer a irrigação adequada da soja? Conheça técnicas | Brasmax

Como fazer a irrigação adequada da soja? Veja como planejar esta etapa!

Como fazer a irrigação adequada da soja? Veja como planejar esta etapa!

O segredo está no “como” e “quanto”. Quando há água em falta, em excesso ou quando ela é aplicada de forma incorreta ...

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, com uma folga considerável em relação ao 2º colocado, os Estados Unidos da América. Essa é uma informação divulgada pelo site do Globo Rural, e uma que nos ajuda a compreender a importância de uma irrigação adequada para preservar a boa produção da lavoura.

A irrigação nada mais é do que o fornecimento artificial de água, sem depender da chuva. Ela é necessária mesmo em espaços onde a precipitação é abundante para fornecer controle ao produtor em relação à quantidade necessária de água para um determinado tipo de produto agrícola.

Assim como qualquer outro tipo de lavoura, a soja requer a água para sobreviver e prosperar, mas o segredo está no “como” e “quanto”. Quando há água em falta, em excesso ou quando ela é aplicada de forma incorreta, as chances são altas de que uma colheita tenha prejuízos.

É exatamente sobre isso que vamos falar nos tópicos abaixo ao explicar sobre como fazer a irrigação adequada da soja:

  • qual é a quantidade de água que deve ser disponibilizada?
  • qual é o método mais adequado para a irrigação?
  • o que pode ser utilizado para facilitar essa irrigação?

Você está no blog da Brasmax. Já explicamos aqui qual é o solo ideal para soja e como a compactação do solo interfere no rendimento da lavoura. Continue a sua leitura para saber mais detalhes sobre o processo de irrigação.

Analise as proporções da sua lavoura e o tipo da colheita

Segundo informações do artigo “Água”, publicado em 2021 no site da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a colheita da soja precisa de 450 a 800 mm/ ciclo, a fim de se obter os melhores rendimentos. Falamos aqui de precipitação (chuva) ou irrigação por ciclo, de modo que a quantidade total irá mudar.

Naturalmente, outros tipos de produções pedem valores distintos. A fim de se obter o número final de água utilizado durante todo o processo, é necessário mapear a extensão da lavoura de soja. Isso significa que seus gastos associados com a irrigação podem ser maiores ou menores.

Considere o clima da região e as quantidades necessárias

A razão pela qual a quantidade de precipitação varia tanto (entre 450 e 800 mm/ ciclo, como citado acima) é, entre outras coisas, o clima da região. O estudo “Fatores climáticos e suas implicações na maturação absoluta em soja”, publicado pela Universidade Federal de Lavras, apontou que essa planta se adapta melhor em temperaturas altas, entre 20º C e 30º C.

Como podemos deduzir, ao mostrar como fazer a irrigação adequada da soja, as temperaturas mais altas pedem mais água. Isso acontece porque o calor do ar causa uma evaporação mais elevada e mais frequente da umidade presente no solo, necessitando que ele seja irrigado com intervalos reduzidos, mantendo a regularidade.

Considere o clima da região e as quantidades necessárias

Monitore a umidade do solo antes e durante a irrigação

Embora a umidade elevada seja importante em algumas culturas, o excesso de água pode levar a problemas na lavoura da soja. O artigo “A falta de umidade do solo prejudica o plantio da soja; como lidar com o desafio?”, disponível no site do Canal Rural, aponta o encharcamento como um dos principais desafios do produtor. A fim de não errar, é necessário monitorar a umidade.

O monitoramento do solo pode ser feito com os chamados “sensores de umidade” e deve persistir também durante a irrigação para que seja possível ajustar a quantidade de água em tempo real. Os valores ideais apontados por estudos da Embrapa estão próximos de 50 kPa (quilopascal).

Escolha o método de irrigação mais adequado para a soja

O Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) menciona quatro tipos (ou métodos) de irrigação para a soja: por superfície, subterrânea, aspersão e localizada. Cada uma delas serve a um propósito distinto e é adequada a uma condição de lavoura e agricultor.

A irrigação por aspersão (aquela em que se cria uma espécie de “chuva artificial”) é a mais usada para a soja e costuma ser a mais recomendada. Utilizações por superfície, subterrânea e localizada podem ser indicadas em situações específicas, mas são menos comuns na lavoura de soja.

Aplique técnicas da agricultura de precisão na irrigação

Durante tópicos anteriores sobre como fazer a irrigação adequada da soja, mencionamos diversas estratégias associadas à “agricultura de precisão”, embora sem nomeá-la. Falamos, de maneira simplificada, do uso de tecnologias e ferramentas modernas para obter dados precisos que serão usados para ajustar as soluções para a lavoura.

No caso da soja, a agricultura de precisão é exemplificada, por exemplo, pelos sensores de umidade supracitados. A ideia é fazer um uso estratégico dos recursos: tanto da água, quanto dos insumos, já que estes podem se perder no processo.

Evite o desperdício de recursos, para além de só a água

Mesmo quando o excesso de água na irrigação da soja não leva ao encharcamento, ainda há desperdício dos recursos naturais; o que é negativo para o bolso do produtor e também para o meio ambiente. É importante, então, estar atento a esse elemento ao elaborar o plano de irrigação da lavoura.

A matéria “Setor agrícola utiliza metade da água consumida no Brasil”, veiculada no Jornal da USP (Universidade de São Paulo), informa que cerca de metade de toda a água do Brasil é usada pelo agro; o que, somado ao estudo “Water scarcity”, da World Wildlife Fund (WWF) de que cerca de 60% desse total é desperdiçado, demonstra a importância do tema.

E essas são apenas algumas das informações sobre como fazer a irrigação adequada da soja e que o produtor precisa saber para melhorar o rendimento da sua lavoura. Mais importante do que saber números concretos, é importante conhecer como aplicá-los à sua situação específica; adaptando os conceitos conforme a necessidade.

Além dos aprendizados sobre irrigação da soja, a escolha de sementes de boa procedência ajuda a ter plantas mais resistentes. Veja aqui quais são os principais cultivares do Brasil e saiba qual é a que tem melhor desempenho em sua região.

Envie seu comentário e publicaremos em breve

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego.