4 a 6 minutos
3 de junho, 2024
Quais são as cultivares de soja mais plantadas no Brasil?
Você sabe quais são as cultivares de soja mais plantadas no Brasil, na safra 2023/24? A Kynetec fez uma pesquisa sobre as variedades e marcas preferidas dos agricultores no Sul e no Cerrado brasileiro.
A pesquisa Kynetec aponta que a cultivar Brasmax Zeus IPRO foi a variedade mais plantada e escolhida pelos agricultores do Sul do Brasil. Enquanto isso, no Cerrado, a Brasmax Olimpo IPRO foi a preferida.
Confira outros destaques em cada região!
Sul
A Brasmax Zeus IPRO esteve em 17% das fazendas produtoras de soja do Sul na safra 2023/24, seguida da Brasmax Fibra IPRO, com 11%. Vale ressaltar outras variedades da Brasmax que estiveram presentes:
- Brasmax Nexus I2X;
- Brasmax Lança IPRO;
- Brasmax Vênus CE;
- Brasmax Compacta IPRO.
Cerrado
No Cerrado, a Brasmax Olimpo IPRO esteve em 25% das propriedades. Veja outras cultivares Brasmax escolhidas para plantio na região:
- Brasmax Bônus IPRO;
- Brasmax Domínio IPRO;
- Brasmax Guepardo IPRO;
- Brasmax Foco IPRO;
- Brasmax Desafio RR.
Plantio de variedades com novas biotecnologias
As biotecnologias aplicadas em uma cultivar de soja são um ponto importante para o sucesso da safra. Isso porque elas são responsáveis de tornarem as variedades mais resistentes a certas doenças e pragas, facilitando o manejo da cultura e diminuindo custos com menos aplicações.
Na safra 2023/24, 54% das cultivares com novas biotecnologias (E, CE e I2X) plantadas no Sul são Brasmax; enquanto 39% do total no Cerrado também é da empresa, que é líder em ambas as regiões!
A marca acompanha a evolução das biotecnologias e sempre atualiza o portfólio com novas variedades de soja Brasmax para possibilitar mais resistência e alta produtividade no campo.

Conheça a seguir as cultivares de soja mais plantadas no Brasil com novas biotecnologias nesta safra!
Cerrado
A Brasmax Ataque I2X e a Brasmax Tormenta CE foram as principais variedades escolhidas pelos produtores do Cerrado. Cada uma conta com uma biotecnologia diferente para agir: Intacta 2 Xtend (I2X) e Conkesta Enlist (CE).
A I2X confere resistência a glifosato, dicamba e diversos tipos de lagartas que podem ser controladas. A CE oferece tolerância ao glifosato e +2, 4D, utilizado no controle de plantas daninhas, além de proteger a lavoura contra lagartas.
Sul
Na região Sul, outras duas variedades da Brasmax com novas biotecnologias foram as mais plantadas: Brasmax Nexus I2X (21%) e Brasmax Vênus CE (15%).
Vale ressaltar outras cultivares que tiveram destaque no plantio para a região:
- Brasmax Trovão I2X;
- Brasmax Torque I2X;
- Brasmax Coliseu I2X.
Brasmax é líder no mercado de cultivares no Brasil
O estudo também mostrou que a Brasmax segue líder no mercado de cultivares de soja há seis safras, desde 2018/2019. No Sul, 50% das variedades plantadas são Brasmax; no Cerrado, 49%. Além disso, a empresa é líder em todos os estados brasileiros, sendo a principal escolha dos agricultores.
Os números crescem ano a ano e a Brasmax gostaria de agradecer todos os sojicultores por confiarem nas cultivares da marca para produzir mais a cada safra.
Inclusive, a Brasmax também é líder em produtividade. Há seis anos consecutivos, são da empresa as variedades de soja mais produtivas e vencedoras nacionais do Desafio Nacional de Máxima Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).
O agro move o Brasil porque o agricultor sabe o que faz, sabe o que planta e planta Brasmax. Se você quer acompanhar os sojicultores que tiveram as maiores produtividades das últimas safras, confira o portfólio completo com a lista de cultivares de soja Brasmax da safra 2024/25!
Compartilhar:
Envie seu comentário e publicaremos em breve
O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *