Quais são as cultivares de soja mais plantadas no Brasil?

Quais são as cultivares de soja mais plantadas no Brasil?

Você sabe quais são as cultivares de soja mais plantadas no Brasil, na safra 2023/24? A Kynetec fez uma pesquisa sobre as variedades e marcas preferidas dos agricultores no Sul e no Cerrado brasileiro.

A pesquisa Kynetec aponta que a cultivar Brasmax Zeus IPRO foi a variedade mais plantada e escolhida pelos agricultores do Sul do Brasil. Enquanto isso, no Cerrado, a Brasmax Olimpo IPRO foi a preferida.

Confira outros destaques em cada região!

Sul 
A Brasmax Zeus IPRO esteve em 17% das fazendas produtoras de soja do Sul na safra 2023/24, seguida da Brasmax Fibra IPRO, com 11%. Vale ressaltar outras variedades da Brasmax que estiveram presentes:
 
- Brasmax Nexus I2X; 
- Brasmax Lança IPRO; 
- Brasmax Vênus CE;
- Brasmax Compacta IPRO. 
 
Cerrado  
No Cerrado, a Brasmax Olimpo IPRO esteve em 25% das propriedades. Veja outras cultivares Brasmax escolhidas para plantio na região:
 
- Brasmax Bônus IPRO; 
- Brasmax Domínio IPRO; 
- Brasmax Guepardo IPRO; 
- Brasmax Foco IPRO; 
- Brasmax Desafio RR. 
Plantio de variedades com novas biotecnologias
As biotecnologias aplicadas em uma cultivar de soja são um ponto importante para o sucesso da safra. Isso porque elas são responsáveis de tornarem as variedades mais resistentes a certas doenças e pragas, facilitando o manejo da cultura e diminuindo custos com menos aplicações.
 
Na safra 2023/24, 54% das cultivares com novas biotecnologias (E, CE e I2X) plantadas no Sul são Brasmax; enquanto 39% do total no Cerrado também é da empresa, que é líder em ambas as regiões! 
 
A marca acompanha a evolução das biotecnologias e sempre atualiza o portfólio com novas variedades de soja Brasmax para possibilitar mais resistência e alta produtividade no campo. 
Conheça a seguir as cultivares de soja mais plantadas no Brasil com novas biotecnologias nesta safra!
 
Cerrado  
A Brasmax Ataque I2X e a Brasmax Tormenta CE foram as principais variedades escolhidas pelos produtores do Cerrado. Cada uma conta com uma biotecnologia diferente para agir: Intacta 2 Xtend (I2X) e Conkesta Enlist (CE).  
 
A I2X confere resistência a glifosato, dicamba e diversos tipos de lagartas que podem ser controladas. A CE oferece tolerância ao glifosato e +2, 4D, utilizado no controle de plantas daninhas, além de proteger a lavoura contra lagartas.
 
 
Sul
Na região Sul, outras duas variedades da Brasmax com novas biotecnologias foram as mais plantadas: Brasmax Nexus I2X (21%) e Brasmax Vênus CE (15%).
 
Vale ressaltar outras cultivares que tiveram destaque no plantio para a região:
 
- Brasmax Trovão I2X;
- Brasmax Torque I2X;
- Brasmax Coliseu I2X.
Brasmax é líder no mercado de cultivares no Brasil  
O estudo também mostrou que a Brasmax segue líder no mercado de cultivares de soja há seis safras, desde 2018/2019. No Sul, 50% das variedades plantadas são Brasmax; no Cerrado, 49%. Além disso, a empresa é líder em todos os estados brasileiros, sendo a principal escolha dos agricultores.
 
Os números crescem ano a ano e a Brasmax gostaria de agradecer todos os sojicultores por confiarem nas cultivares da marca para produzir mais a cada safra.
 
Inclusive, a Brasmax também é líder em produtividade. Há seis anos consecutivos, são da empresa as variedades de soja mais produtivas e vencedoras nacionais do Desafio Nacional de Máxima Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb).
 
O agro move o Brasil porque o agricultor sabe o que faz, sabe o que planta e planta Brasmax. Se você quer acompanhar os sojicultores que tiveram as maiores produtividades das últimas safras, confira o portfólio completo com a lista de cultivares de soja Brasmax da safra 2024/25! 

Envie seu comentário e publicaremos em breve

O seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados com *

Este site usa cookies para fornecer a funcionalidade necessária do site, melhorar sua experiência e analisar nosso tráfego.